Você não come mortandela, APRENDA ISSO!

duvidas

Como evitar erros de português nas redes sociais?

Existem alguns passos simples que podemos levar em consideração a fim de evitar ou diminuir os erros de português nas redes sociais. Veja alguns:

  • Revisar o texto mais de uma vez;
  • Ler o texto em voz alta;
  • Dar preferência às frases curtas;
  • Estar atento aos cortes para diminuir o texto;
  • Na dúvida, consulte o dicionário;
  • Cuidar com a troca de palavras do corretor ortográfico, quando postar através de celulares.
Você não come mortandela. O que você come é mortadela.
Mendigo Aquele sujeito deitado na rua não é um mendingo, mas sim um mendigo.
Iogurte Ninguém toma iorgute. Todos tomam iogurte.
Basculante A janela do seu banheiro não é uma vasculhante, mas sim uma basculante.
Cadarço Seu sapato não possui cardaço, mas sim cadarço.
Muitas Pessoas Nunca diga “haviam muitas pessoas no local“. Neste caso, o verbo haver não tem um sujeito com quem concordar, pois ele tem o sentido de existir. Logo, o correto é “havia muitas pessoas no local“.

Estas foram as dicas para evitar cometer os mesmos erros mostrados no TEXTO. Espero que tenham sido úteis para você.

 

Símbolo da Guerra do Vietnã, a imagem que marcou a história

 

Símbolo da Guerra do Vietnã, a imagem que marcou a históriaKim (Foto: Luísa Konescki/G1)  A imagem mais famosa da Guerra do Vietnã, feita pelo fotógrafo Huynh Cong 'Nick' Ut, da Associated Press, completa na semana que vem 40 anos desde o dia em que foi tirada. A menina Kim Phuc, hoje aos 49 anos, conta que a fotografia passou a 'persegui-la'. (Foto: Nick Ut/AP)
Phan Thi Kim Phuc, a garota de 9 anos imortalizada em uma imagem ganhadora do Prêmio Pulitzer de 1973 e símbolo da Guerra do Vietnã, esteve no Brasil neste mês de outubro de 2012.
          Embaixadora da Boa Vontade da Unesco pela Paz, a vietnamita, hoje com 49 anos, esteve na Capital catarinense para participar do VIII Congresso Brasileiro de Queimaduras. Em entrevista, Kim citou Deus diversas vezes e contou como superou o ódio que sentiu após ter seu corpo queimado após a explosão da bomba napalm e perder entes queridos.
        A vida de Kim mudou no dia 8 de junho de 1972, quando o vilarejo em que vivia, Trang Bang, ao Norte de Saigon, capital do Vietnã, foi atacada pelo exército americano. Kim e sua família estavam escondidas em um templo e ela correu para fugir da explosão da bomba napalm, feita de gasolina e chumbo, que libera muito calor e causa queimaduras de terceiro grau. A garota foi fotografada por Nick Ut, da Associated Press, enquanto corria nua em uma rua, gritando por causa das queimaduras. O fotógrafo a levou para o hospital Barsky. Depois do episódio, Kim passou por diversos procedimentos cirúrgicos, já que teve 65% de seu corpo queimado.
        Phan tentou viver no anonimato, mas foi descoberta nos anos 90. “Um dia, estava andando na rua em Toronto e alguém me disse que sabia quem eu era. Foi aí que eu entendi que não poderia mudar o passado, mas que poderia alterar o significado do que ocorreu.”
      A vietnamita passou a atuar como ativista de direitos humanos, tornou-se embaixadora da Unesco e criou uma fundação, a ‘Kim Foundation’, organização não governamental cuja missão é ajudar crianças vítimas de queimaduras, por meio de assistência médica e psicológica.
      “Apesar de ter tudo, eu nunca esqueço das crianças como eu. Por isso quero ajudá-las por meio da ‘Kim Foundation’. No início, foi muito difícil ver que eu poderia passar minha mensagem para as pessoas, ver que essa era a minha missão. Hoje, quero contar a minha história para que as pessoas que também sofrem tirem uma lição disso. As pessoas têm de aprender a viver com a paz, a felicidade, a compaixão, o perdão”, afirmou.
(Fonte: G1 e estado.com.br)

 

Mahatma, que significa “grande alma”

ghandi

Esse guerreiro chamado,  Mohandas Karamchand Gandhi, dito Mahatma, que em sânscrito significa “grande alma”, foi um dos idealizadores e fundadores do moderno Estado Indiano e um defensor do princípio da não-violência como um meio de protesto.
Gandhi casou-se aos 14 anos com Kasturbai, da mesma idade, numa união acertada entre as famílias. O casal teve quatro filhos. Aos 19 anos foi estudar direito na Universidade de Londres. Após se formar, passou a trabalhar como advogado em Durban,África do Sul (1893).
Sua trajetória política começou marcada por um acidente em um trem. Gandhi viajava na primeira classe quando solicitaram que se transferisse para a terceira classe, por ele não ser branco. Ao recusar-se, foi jogado para fora do trem. O episódio fez com que ele começasse a advogar contra as leis discriminatórias vigentes.
Ganhou notoriedade internacional pela sua política de desobediência civil e pelo uso do jejum como forma de protesto. Por esses motivos, sua prisão foi decretada diversas vezes pelas autoridades inglesas.
Gandhi foi preso em 6 de novembro de 1913, enquanto liderava uma marcha de mineiros indianos que trabalhavam na África do Sul.
Durante a  Primeira Guerra Mundial,  retornou à Índia e, após o seu término, envolveu-se com o Congresso Nacional Indiano e com o movimento pela independência.Outra estratégia de Gandhi pela independência era o boicote aos produtos importados. Todos os indianos deveriam usar vestimentas caseiras, em vez de comprar os produtos têxteis britânicos. O tear manual, símbolo de afirmação, viria a ser incorporado à bandeira do Congresso Nacional Indiano e à própria bandeira indiana.
Sua posição pró-independência endureceu após o Massacre de Amritsar em 1920, quando soldados britânicos mataram centenas de indianos que protestavam pacificamente contra medidas autoritárias do governo britânico.
Uma de suas mais eficientes ações foi a marcha do sal, que começou em 12 de março de 1930 e terminou em 5 de abril, quando Gandhi levou milhares de pessoas ao mar a fim de coletarem seu próprio sal, em vez de pagarem a taxa prevista sobre o sal comprado.
Em 8 de maio de 1933, Gandhi começou um jejum que durou 21 dias em protesto à “opressão” britânica contra a Índia. Em Bombaim, no dia 3 de março de 1939, Gandhi jejuou novamente em protesto às regras autoritárias para a Índia.
Durante a Segunda Guerra Mundial,  Gandhi deixou claro que não apoiaria a causa britânica. Foi preso em Bombaim pelas forças britânicas em 9 de agosto de 1942 e mantido em cárcere por dois anos.
Gandhi posicionou-se contra qualquer plano que dividisse a Índia em dois Estados, o que acabou acontecendo, com um Estado denominado Índia, predominantemente hindu, e o Paquistão, predominantemente muçulmano.
No dia 20 de janeiro de 1948, após um jejum em protesto contra as violências cometidas por indianos e paquistaneses, Gandhi sofreu um atentado. Uma bomba foi lançada em sua direção, mas ninguém ficou ferido. Entretanto, no dia 30 de janeiro de 1948, ele foi assassinado a tiros, em Nova Déli, por um hindu radical.
O corpo do Mahatma foi cremado e suas cinzas jogadas no rio Ganges. Assim, há 65 anos, o mundo perdia uma de suas mais famosas personalidades.